Academia Internacional de Direito e Economia

A ACADEMIA INTERNACIONAL DE DIREITO E ECONOMIA é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que promove seminários e debates abrangentes envolvendo muitas vezes a participação de conferencistas de outros países, a respeito de temas relevantes, em que o Direito e a Economia se entrecruzam. Ela surgiu há mais de três décadas por iniciativa de notáveis pensadores nacionais e estrangeiros das áreas citadas.

Os principais temas discutidos na Academia Internacional de Direito e Economia giram em torno dos limites em que a nossa Federação deve atuar, para que seja eficiente na adoção de políticas nacionais, com vistas a reformas que possibilitem a abertura e a competitividade da economia e o avanço das nossas instituições jurídicas.


”Não conseguimos ainda ser cidadãos "

Ney Prado

Diversidade brasileira não cabe em legislação inflexível, por Ney Prado

Presidente da Academia Internacional de Economia e Direito (AIDE) e Desembargador Federal do Trabalho aposentado, Ney Prado fala ao UM BRASIL sobre a necessidade de modernização do sistema jurídico brasileiro. Segundo avalia, abrangência da constituição de 1988 gera excesso de legislação, que resulta em insegurança jurídica e conflito entre poderes. O jurista argumenta que diversidade brasileira não cabe em legislações inflexíveis – como a CLT – e o estado deve permitir maior autonomia nas relações sociais.