Fechar

BRASA

A BRASA é uma associação interdisciplinar de estudantes brasileiros residentes em várias partes do mundo, em especial nos Estados Unidos, e tem o objetivo de apoiar e promover estudos brasileiros nos campos das ciências humanas e sociais.

Vejam abaixo algumas ações, resultado da parceria UM BRASIL e BRASA:

:: BRASA & UM BRASIL Apresentam

O programa “BRASA & UM BRASIL Apresentam:” é um desdobramento da parceria entre a BRASA e o canal UM BRASIL, que tem por objetivo colocar jovens da rede no centro do debate como entrevistadores de personalidades de diferentes áreas de conhecimento. Educação, política, cultura, tecnologia e identidade estão no centro dos debates conduzidos pelos estudantes entrevistadores da série.

Em 2020, foram entrevistados pelo programa a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmén Lúcia; o filósofo e educador Mario Sergio Cortella, ex-secretário municipal de educação de São Paulo;  a CEO e cofundadora da ONG Ensina Brasil, Erica Butow;  a escritora Alexis Wichowski, professora da Universidade Columbia, nos Estados Unidos; e a filósofa Katiúscia Ribeiro.

Muito além de problema político, polarização é crise humanitária

Estudantes da BRASA que participaram como  co-entrevistadores:

Leila Cordeiro – estudante de Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA) com duplo diploma pela Universidade de Coimbra (Portugal).

Isabelly Veríssimo – estudante de Neurociência Comportamental e Pré-Saúde Médica na Nova Southeastern University, na Flórida (Estados Unidos).

Rafael Martins – estudante de Ciências da Computação e Engenharia na ENSTA Paris (na França).

Educação só tem qualidade quando é para todos

Estudantes da BRASA que participaram como  co-entrevistadores:

Giovanna Barreto – estudante de Ciências Politicas na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos.

Guilherme Silveira –   estudante de logística na Universidade Luterana do Brasil, com intercâmbio na Universidade Fernando Pessoa (Portugal), e do curso  de Líderes para Transformação Digital do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos  Estados Unidos.

Junior Menezes –  mestre em Liderança Educacional e Transformação Social pela Soka University of America, na Califórnia (Estados Unidos).

Ancestralidade do pensamento negro é imunização contra história do açoite

Estudantes da BRASA que participaram como  co-entrevistadores:

Ana Paula Barreto  –    mestre em Relações Internacionais e diretora-executiva da ONG AfroResistance, em Nova York (Estados Unidos).

Fernando Caixeta  –    doutor em Sistemas Sustentáveis de Energia pelo Programa MIT-Portugal, da Universidade de Coimbra.

Guilherme Silveira –     estudante de logística na Universidade Luterana do Brasil, com intercâmbio na Universidade Fernando Pessoa (Portugal), e do curso  de Líderes para Transformação Digital do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos  Estados Unidos.

Grandes empresas de tecnologia se tornaram governos paralelos

Estudantes da BRASA que participaram como  co-entrevistadores:

Juliana Choi – estudante de Engenharia da Computação na Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá).

Nathália Brandão bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com formação complementar em Ciências Políticas e Arbitragem Internacional pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne (França).

Tomas Borba – engenheiro de computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pela New York Institute of Technology (NYIT).

Com lógica da educação invertida, distorções criam sistema perverso

Estudantes da BRASA que participaram como  co-entrevistadores:

Giancarlo Pereira – estudante de Física e Educação na Universidade Columbia (Estados Unidos).

Maria Eduardo Marszalek – estudante de Direito na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Patrícia Hirano – estudante de  Liderança Educacional e Transformação Social na Soka University of America (Estados Unidos).

“BRASA EM CASA: o Brasil no divã”

UM BRASIL e BRASA uniram forças, resultando na correalização do “BRASA em Casa: o Brasil no divã”, evento direcionado aos jovens e que receberá lideranças e referências do Brasil para debater o momento atual do País. A conferência foi realizada no dia 13 de julho de 2019, no Teatro Raul Cortez, na sede da FecomercioSP. Além disso, realizamos uma série de entrevista e debates.

A conferência “BRASA em Casa: o Brasil no divã” aconteceu no dia 13 de julho de 2019 com correlizacão do UM BRASIL e da FecomercioSP. O evento contou com a presença de lideranças, referências nacionais e estudantes com o objetivo de refletir o momento atual do País. Participaram do encontro o ex-presidente do Banco Central e atual secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles; a líder indígena Alessandra Munduruku Korap; o fundador da Hand Talk, Ronaldo Tenório; o médico oncologista e escritor, Drauzio Varella; entre outros. A conferência deu origem a uma nova série de debates e entrevistas realizadas pelo UM BRASIL, que você pode conferir abaixo:

Confira:

Deficiente auditivo vive como se fosse um estrangeiro no próprio País, por Ronaldo Tenório

Como aprender melhor, por Eduardo Valladares

Setor financeiro precisa quebrar o paradigma da desconfiança, por Bernardo Piquet

Racismo é um mecanismo complexo, que cria vulnerabilidade e poder, por Silvio de Almeida

SUS fez a maior distribuição de renda já existente no País, por Drauzio Varella

Nunca existiu democracia para a população indígena, por Alessandra Korap

Como criar um ambiente oportuno aos pequenos negócios, por Henrique Meirelles

O papel da notícia em tempos de polarização política

Em um cenário no qual o jornalismo enfrenta ataques diários por exercer seu papel em meio ao cenário de polarização política brasileira, as fake news são atribuídas aos profissionais da área como uma forma de desacreditar o trabalho dos meios de comunicação. O assunto foi tema central de debate com os jornalistas Thais Heredia, MiltonJung e Jaime Spitzcovsky, mediado pelo também jornalista Renato Galeno.

A parceria entre a BRASA e UM BRASIL também deu origem à série de debates UM BRASIL Talks, que reúne estudantes e especialistas para discutir a realidade e os desafios do País.

Debate Vicente Falconi 

Neste programa, Vicente Falconi, presidente do Conselho de Administração da Falconi Consultores de Resultado, explica os conceitos da boa gestão em uma conversa mediada pela jornalista Maria Cristina Poli. Especialista em Gerenciamento Empresarial e Qualidade Total, Falconi é membro do Conselho de Administração da AmBev e da Brasil Foods.

Participam também do debate: Duval Guimarães, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Harvard, Gustavo Haddad Braga, engenheiro elétrico e cientista da computação pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e Gabriel Ribeiro, aluno de Política, Filosofia e Economia na Northeastern University.

Renato Janine Ribeiro debate ética, política e os desafios da Educação

Neste programa, o professor titular de Ética e Filosofia Política da USP, Renato Janine Ribeiro, discute a importância da formação intelectual do cidadão crítico para a construção de uma sociedade mais justa. Ribeiro ocupou o posto de ministro da Educação entre abril e outubro de 2015.

Participam do debate: Gabriela Fusco Mendes, aluna de engenharia elétrica da USP/Cornell University/The University of Hong Kong; Guilherme Rosso, bacharel em Ciências e Tecnologia pela UFRN / Clark University e idealizador da Rede Ciência Sem Fronteiras; Renan Ferreirinha Carneiro, aluno de Economia e Ciências Políticas da Universidade de Harvard e co-fundador do movimento Mapa Educação.

Parceiros Um Brasil

Outros Entrevistados

Mais Um Brasil

Fique por dentro de todo conteúdo
UM BRASIL
Assina a Newsletter um Brasil