Fechar

BRASA

A BRASA é uma associação interdisciplinar de estudantes brasileiros residentes em várias partes do mundo, em especial nos Estados Unidos, e tem o objetivo de apoiar e promover estudos brasileiros nos campos das ciências humanas e sociais.

UM BRASIL e BRASA uniram forças, resultando na correalização do “BRASA em Casa: o Brasil no divã”, evento direcionado aos jovens e que receberá lideranças e referências do Brasil para debater o momento atual do País. A conferência foi realizada no dia 13 de julho de 2019, no Teatro Raul Cortez, na sede da FecomercioSP. Além disso, realizamos uma série de entrevista e debates.

Confira:

Deficiente auditivo vive como se fosse um estrangeiro no próprio País, por Ronaldo Tenório

Como aprender melhor, por Eduardo Valladares

Setor financeiro precisa quebrar o paradigma da desconfiança, por Bernardo Piquet

Racismo é um mecanismo complexo, que cria vulnerabilidade e poder, por Silvio de Almeida

SUS fez a maior distribuição de renda já existente no País, por Drauzio Varella

Nunca existiu democracia para a população indígena, por Alessandra Korap

Como criar um ambiente oportuno aos pequenos negócios, por Henrique Meirelles

O papel da notícia em tempos de polarização política

Em um cenário no qual o jornalismo enfrenta ataques diários por exercer seu papel em meio ao cenário de polarização política brasileira, as fake news são atribuídas aos profissionais da área como uma forma de desacreditar o trabalho dos meios de comunicação. O assunto foi tema central de debate com os jornalistas Thais Heredia, MiltonJung e Jaime Spitzcovsky, mediado pelo também jornalista Renato Galeno.

A parceria entre a BRASA e UM BRASIL também deu origem à série de debates UM BRASIL Talks, que reúne estudantes e especialistas para discutir a realidade e os desafios do País.

Debate Vicente Falconi 

Neste programa, Vicente Falconi, presidente do Conselho de Administração da Falconi Consultores de Resultado, explica os conceitos da boa gestão em uma conversa mediada pela jornalista Maria Cristina Poli. Especialista em Gerenciamento Empresarial e Qualidade Total, Falconi é membro do Conselho de Administração da AmBev e da Brasil Foods.

Participam também do debate: Duval Guimarães, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Harvard, Gustavo Haddad Braga, engenheiro elétrico e cientista da computação pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e Gabriel Ribeiro, aluno de Política, Filosofia e Economia na Northeastern University.

Renato Janine Ribeiro debate ética, política e os desafios da Educação

Neste programa, o professor titular de Ética e Filosofia Política da USP, Renato Janine Ribeiro, discute a importância da formação intelectual do cidadão crítico para a construção de uma sociedade mais justa. Ribeiro ocupou o posto de ministro da Educação entre abril e outubro de 2015.

Participam do debate: Gabriela Fusco Mendes, aluna de engenharia elétrica da USP/Cornell University/The University of Hong Kong; Guilherme Rosso, bacharel em Ciências e Tecnologia pela UFRN / Clark University e idealizador da Rede Ciência Sem Fronteiras; Renan Ferreirinha Carneiro, aluno de Economia e Ciências Políticas da Universidade de Harvard e co-fundador do movimento Mapa Educação.

Parceiros Um Brasil

Outros Entrevistados

Mais Um Brasil