Fechar

Sociedade

maio 13, 2019

Pensadores trazem novas perspectivas sobre o Brasil em entrevistas exclusivas

A base central do UM BRASIL é o desenvolvimento do pensamento crítico nacional. Nesse sentido, entrevistados de diferentes áreas e com visões distintas passam pelo canal desde o início do projeto, há cinco anos.

Essa amplitude de pensamentos alarga a visão de mundo dos seguidores do canal, já que os questionamentos e apontamentos desses entrevistados levam à reflexão para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável. Essas novas perspectivas chegam por meio de análises profundas com um tema em comum: o Brasil.

Em um dos encontros promovidos pela plataforma, o historiador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Leandro Karnal avalia o comportamento hostil do brasileiro, característica evidente nos recentes pleitos eleitorais e no debate político. Para o professor, ofensas e agressões entre pessoas que divergem se perpetuam porque o ódio é o caminho “mais fácil, porque nos impede de pensar”.

O filósofo e pós-doutor em Epistemologia Luiz Felipe Pondé acredita que esse ambiente é propício ao fortalecimento do populismo. “Embora as pessoas vivam situações de impasses [problemas profissionais, financeiros, amorosos, fracassos], elas tendem a achar que a administração política de um país é mais simples. A vida das pessoas fica no ‘cinza’, mas elas têm a ilusão de que, no governo, vai ser ‘preto no branco’ e que existe alguém capaz de fazer isso”, explica.

Por outro lado, o atual cenário de inconformismo e desejo de mudança no País é visto de forma positiva pelo escritor e historiador Laurentino Gomes. “Com a corrupção persistente, a violência, a ineficiência do Estado e uma certa estranheza do Brasil que nós temos, as pessoas estão chegando ao limite. E isso é bom. O Brasil está adquirindo um senso de urgência de transformação. O brasileiro não tolera mais a corrupção, que nunca esteve tão exposta como hoje. Essa mistura de inconformismo com senso de urgência pode ser muito benéfica e levar a uma mobilização”, destaca.

O historiador e cientista político Boris Fausto acredita que os protestos iniciados em 2013 pela população foram significativos e vão continuar existindo porque esse tipo de manifestação expressa “sobretudo a irritação da população com os problemas urbanos”.

A saída para que o País avance em todos os aspectos – segundo aponta a filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em políticas públicas Viviane Mosé – passa pela educação e pela consequente formação de pessoas autônomas e responsáveis. “Uma escola necessariamente tem de atender aos desafios do seu tempo. Tem de estar aberta para a sua realidade, e cada época tem seus próprios desafios. Não podemos falar que escola queremos sem falar que mundo temos”, afirma.

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!