Entrevistas



"Política não é cruzada do bem contra o mal"

Joel Pinheiro da Fonseca

Liberais além da economia, por Joel Pinheiro da Fonseca

O UM BRASIL entrevista Joel Pinheiro da Fonseca, filósofo, economista e uma das principais vozes do movimento liberal brasileiro. Em conversa com Humberto Dantas, ele fala sobre o novo pensamento liberal que ganha espaço no debate público, principalmente entre os jovens, e como este se diferencia do antigo consenso neoliberal.

Contrário à defesa intolerante de qualquer ideologia, Fonseca afirma que a democracia exige reconhecimento e diálogo entre grupos que pensam diferente.

“Brasil tende a criar salvadores da pátria”

Anthony Pereira

A crise política brasileira vista de fora, por Anthony Pereira

O UM BRASIL entrevista Anthony Pereira, cientista político e diretor do Brazil Institute do Kings College London, no Reino Unido. Um dos principais brasilianistas na Europa, Pereira faz análise abrangente dos principais acontecimentos políticos e sociais que têm transformado o País: Lava-Jato, conflito entre poderes, governabilidade, manifestações, polarização ideológica, absolvição da chapa Dilma-Temer, impeachments e sobrevivência do atual governo.

Conforme avalia, trajetória brasileira é marcada por “ciclos de salvadores da pátria” – tendência que ensaia se repetir no atual contexto.

OCDE pode adequar Brasil ao mercado global, por Rubens Barbosa

Embaixador do Brasil em Washington entre 1999 e 2004, Rubens Barbosa é presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP, membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint – USP), editor responsável da revista Interesse Nacional, além de fundador e diretor presidente do IRICE - Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior. Nesta entrevista, ele analisa as perspectivas de o Brasil entrar na OCDE, organização internacional de cooperação econômica e desenvolvimento que reúne 35 das principais democracias do mundo.

Barbosa fala também sobre as mudanças de rumo da política externa brasileira, as incertezas do atual cenário político e econômico, e os riscos do governo Trump.

“OCDE pode ajudar Brasil a se tornar país normal”

Rubens Barbosa

"Precisamos oferecer proteção legal aos trabalhadores informais"

Ronaldo Nogueira

Modernização trabalhista é urgente, por Ronaldo Nogueira

Em entrevista ao UM BRASIL, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, fala sobre a reforma trabalhista, que deve ser votada pelo Senado em breve. Nogueira aborda os impactos das novas regras sobre a segurança jurídica, a negociação entre empresários e trabalhadores, a geração de empregos e a informalidade.

De acordo com o ministro, o Governo está esperançoso com a aprovação da reforma, “porque o Brasil não pode esperar mais”.