Entrevistas



"Brasileiros não têm o impulso para pensar"

Nélida Piñon

País sem leitores é país sem pensamento, por Nélida Piñon

Escritora, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e primeira mulher a ter presidido a instituição, Nélida Piñon fala ao UM BRASIL sobre o desafio de se criar um país de leitores. A escritora aborda ainda as deficiências do ensino, as dificuldades de acesso aos livros, a presença das mulheres na literatura nacional, a falta de reconhecimento de autores brasileiros no mundo e a atual situação da nossa política.

“Constituição e demografia estão divorciadas”

Fabio Giambiagi

Brasil precisa de novo pacto previdenciário, por Fabio Giambiagi

Economista do BNDES com passagem pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e pelo Ministério do Planejamento, Fabio Giambiagi é um dos principais especialistas em finanças públicas e Previdência Social do País. Autor e organizador de mais de 25 livros sobre a economia nacional, ele fala ao UM BRASIL sobre os principais fatores que tornam o regime de aposentadorias fiscalmente insustentável.

A força de um governo impopular, por Rubens Figueiredo

Cientista político e consultor de marketing para campanhas eleitorais, Rubens Figueiredo conversa com o UM BRASIL sobre o momento de extrema impopularidade da política, e as dificuldades do atual governo de se comunicar com a população e atrair apoio para as reformas. Ele fala ainda sobre a continuidade da Lava Jato, o financiamento de campanha, o sistema eleitoral e o tamanho do Estado.

“Brasil tem mania da reforma revolucionária”

Rubens Figueiredo

"Vivemos uma transição profunda, radical e absoluta"

Sérgio Abranches

Sociedade e política na era do imprevisto, por Sérgio Abranches

Sociólogo, cientista político e ambientalista, Sérgio Abranches fala ao UM BRASIL sobre “a era do imprevisto”, tema de seu novo livro que analisa o atual período de transição gerado pela globalização e digitalização das sociedades. Criador do termo “presidencialismo de coalizão”, Abranches discute ainda as transformações políticas, econômicas e sociais que o Brasil atravessa e os desafios da mudança climática.