Entrevistas



"Juros menores tirarão investidores da zona de conforto"

Roberto Setubal

Setor financeiro em tempos de inovação, por Roberto Setubal

Banqueiro, filantropo e copresidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, Roberto Setubal presidiu por mais de duas décadas o banco brasileiro que se tornou a maior instituição financeira da América Latina. Em entrevista ao UM BRASIL, ele analisa as expectativas de crescimento do País, a necessidade de prosseguimento das reformas econômicas, as expectativas dos investidores ante as eleições de 2018 e o impacto da queda da taxa de juros. Ainda, Setubal fala sobre a emergência das chamadas “fintechs” no mercado, a reação dos bancos diante dessas inovações e a compra da XP Investimentos pelo Itaú. Esta entrevista é uma parceria entre o UM BRASIL e o Brazil Forum UK (http://brazilforum.co.uk/), uma conferência anual organizada por estudantes brasileiros de pós-graduação de universidades do Reino Unido, como a Universidade de Oxford, a LSE, o King’s College, entre outras.

“Eleição é diferente de pesquisa de opinião”

Ricardo Sennes

Perspectivas políticas para 2018, por Ricardo Sennes

Para discutir o cenário eleitoral e as expectativas para a política brasileira em 2018, o UM BRASIL e o InfoMoney recebem o sócio-diretor da Prospectiva Consultoria e coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (GACint) da USP, Ricardo Sennes. Na entrevista, ele analisa as pesquisas de opinião pública, as variáveis que devem impactar as eleições e as estratégias dos principais candidatos na corrida pelo Planalto. Ainda, Sennes discute as condições da política externa brasileira e as alternativas para o País assumir uma estratégia internacional mais eficaz.

Energia e infraestrutura como políticas de Estado, por Britaldo Soares

Para discutir a situação do setor elétrico e os investimentos na área de infraestrutura do País, o UM BRASIL entrevista o presidente do Conselho da AES Eletropaulo, Britaldo Soares. Na conversa com Renato Galeno, ele analisa também o papel do Estado na economia, as privatizações, o marco regulatório brasileiro, os investimentos chineses, as licenças ambientais e o potencial das energias renováveis no Brasil. Esta entrevista é uma produção UM BRASIL em parceria com o Fórum Desafio Brasil+China 2017, projeto brasileiro de desenvolvimento baseado no encontro de iniciativas, projetos e ideias de sucesso em países em desenvolvimento. O Fórum foi co-realizado pela BRASA Ásia - braço asiático da Brazilian Student Association, a maior associação de estudantes brasileiros fora do Brasil em parceria com o Laboratório de Políticas Públicas da FGV - LabFGV, no mês de setembro, em Pequim, na China.

“Precisamos de um projeto de infraestrutura de longo prazo”

Britaldo Soares

"Educação é o maior desafio da era digital"

Walter Fang

Competitividade na era digital, por Walter Fang

Para falar sobre o papel da tecnologia e da inovação na competitividade, o UM BRASIL entrevista o vice-presidente executivo da iSoftStone, Walter Fang. Na conversa com Renato Galeno, ele analisa também os investimentos chineses em infraestrutura na América Latina, o desafio da qualificação da mão da obra na era digital, as oportunidades para o Brasil na área das energias renováveis, a necessidade de cooperação entre o governo, as empresas e as universidades, o conceito das cidades inteligentes, entre outros assuntos. Esta entrevista é uma produção UM BRASIL em parceria com o Fórum Desafio Brasil+China 2017, projeto brasileiro de desenvolvimento baseado no encontro de iniciativas, projetos e ideias de sucesso em países em desenvolvimento. O Fórum foi co-realizado pela BRASA Ásia - braço asiático da Brazilian Student Association, a maior associação de estudantes brasileiros fora do Brasil em parceria com o Laboratório de Políticas Públicas da FGV - LabFGV, no mês de setembro, em Pequim, na China.