Entrevistas



"Sem novo contrato social Brasil não irá para frente"

Rodrigo Zeidan

Novo contrato social pelo desenvolvimento, por Rodrigo Zeidan

O UM BRASIL conversa com o economista e professor da New York University Shanghai e da Fundação Dom Cabral, Rodrigo Zeidan. Crítico do engessamento do sistema financeiro nacional, ele defende alterações nas políticas do Banco Central e do BNDES, e ressalta que desenvolvimento econômico também depende de mudanças no comportamento da sociedade em favor da educação, do respeito às regras e da confiança mútua.

Essa entrevista é uma produção UM BRASIL em parceria com o Fórum Desafio Brasil+China 2017, projeto brasileiro de desenvolvimento baseado no encontro de iniciativas, projetos e ideias de sucesso em países em desenvolvimento. O Fórum foi realizado no mês de setembro, em Pequim, na China.

“Brasileiros são incrivelmente empreendedores”

Hitendra Patel

Democratizando a inovação, por Hitendra Patel

Pesquisador e diretor do IXL Center, Hitendra Patel é um dos principais líderes globais em inovação. Em entrevista ao UM BRASIL, ele explica como o método de “conectar pontos” pode democratizar a inovação em qualquer lugar do mundo. Patel fala ainda sobre o empreendedorismo, o fenômeno das startups, o ambiente de negócios no Brasil e como a tecnologia transformará as sociedades num futuro próximo.

Brasil precisa de pensamento estratégico, por Hussein Kalout

Cientista político e secretário especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Hussein Kalout fala ao UM BRASIL sobre a relevância e a diversidade das relações brasileiras na política internacional. Na conversa com Renato Galeno, Kalout analisa a falta de uma cultura estratégica no País, o baixo interesse público pela política externa e a necessidade de estreitar relações com as potências asiáticas emergentes.

Esta entrevista é uma produção UM BRASIL em parceria com o Fórum Desafio Brasil+China 2017, projeto brasileiro de desenvolvimento baseado no encontro de iniciativas, projetos e ideias de sucesso em países em desenvolvimento. O Fórum foi realizado no mês de setembro, em Pequim, na China.

“Problemas do Brasil de hoje são os mesmos do século passado”

Hussein Kalout

"Conceito de desigualdade é amplo e abstrato"

Marta Arretche

Trajetória das desigualdades no Brasil, por Marta Arretche

Diretora do Centro de Estudos da Metrópole e professora de ciência política da USP, Marta Arretche fala ao UM BRASIL sobre a trajetória das desigualdades brasileiras nas últimas décadas. Na conversa com Humberto Dantas, ela analisa até que ponto as políticas públicas reduziram a concentração de renda, a relevância do salário mínimo neste processo, o impacto dos serviços públicos no orçamento das famílias, e a disparidade de recursos entre os municípios responsáveis por estes serviços.