Entrevistas



"Ninguém jamais fez algo grandioso sozinho"

Carlos Wizard

O momento é de empreender, por Carlos Wizard

Fundador da maior rede de ensino de idiomas do mundo e um dos mais destacados empresários do País, Carlos Wizard Martins fala ao UM BRASIL sobre as perspectivas do empreendedorismo no atual momento de recuperação da economia brasileira. Na conversa com Thais Herédia, ele aborda ainda a responsabilidade social dos empresários e o seu projeto de criar uma nova geração de empreendedores no Brasil com a empresa Aloha Life.

“Onde houver empreendedores, haverá empregos”

Ying Lowrey

Inclusão digital e empreendedorismo de base, por Ying Lowrey

Professora de Economia e diretora-adjunta do Centro de Pesquisa para Empreendedores Chineses da Universidade Tsinghua, Ying Lowrey fala ao UM BRASIL sobre o empreendedorismo de base chinês, impulsionado pela inclusão digital até de pequenos vilarejos rurais do país. Especialista no modelo Alibaba de negócios, Lowrey analisa as condições necessárias para o desenvolvimento da inovação, o papel dos governos na oferta de infraestrutura e serviços e a importância da formação de empreendedores para uma economia sustentável. Esta entrevista é uma produção UM BRASIL em parceria com o Fórum Desafio Brasil+China 2017, projeto brasileiro de desenvolvimento baseado no encontro de iniciativas, projetos e ideias de sucesso em países em desenvolvimento. O Fórum foi co-realizado pela BRASA Ásia - braço asiático da Brazilian Student Association, a maior associação de estudantes brasileiros fora do Brasil em parceria com o Laboratório de Políticas Públicas da FGV - LabFGV, no mês de setembro, em Pequim, na China.

Expectativas econômicas para 2018, por Carlos Kawall

 

Economista-chefe do Banco Safra e ex-secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall fala ao UM BRASIL sobre o fim da recessão e a necessidade das reformas econômicas para evitar uma nova crise. Ainda, o economista analisa o cenário econômico internacional, o setor de infraestrutura brasileiro, a lei do teto de gastos, os impactos da reforma trabalhista, a discussão de uma reforma tributária e as expectativas do mercado para as eleições de 2018. Para Kawall, a reforma da previdência dificilmente será aprovada antes do pleito presidencial.

“Economia não se descola da política”

Carlos Kawall

"Na economia, ideia da racionalidade é limitada"

Sérgio Almeida

Limites da racionalidade na economia, por Sérgio Almeida

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Sérgio Almeida fala sobre a economia comportamental – tema de pesquisa que rendeu ao americano Richard Thaler o Nobel da Economia em 2017. Segundo Almeida, investigações dessa área buscam mensurar os limites da racionalidade dos agentes econômicos na movimentação dos mercados. A entrevista, realizada em parceria pelo InfoMoney e o UM BRASIL, foi conduzida por Thiago Salomão (InfoMoney) e Érica Fraga (UM BRASIL).