Fechar
Play Video

Rosana Pinheiro-Machado

Rosana Pinheiro-Machado é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição na qual também concluiu seu doutorado em Antropologia Social.

A cientista política pesquisou durante dez anos o mercado informal e a pirataria no Brasil, na China e no Paraguai. Esse trabalho foi ganhador dos seguintes prêmios: primeiro lugar no Prêmio ABA/FORD de Direitos Humanos; melhor tese de Ciências Sociais/ANPOCS e o Prêmio CAPES de Tese.

Atualmente é professora titular visitante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, no programa de pós-graduação de Ciências Sociais. Antes disso, Rosana foi professora de Desenvolvimento Internacional na Universidade de Oxford, nos Estados Unidos.

Como escritora, desenvolveu os livros “China, Passado e Presente” e “Counterfeit Itineraries in the Global South: The human consequences of piracy in China and Brazil”.

UM BRASIL

Rosana foi entrevistada pelo UM BRASIL, quando analisou a diferente realidade dos vendedores ambulantes no Brasil e na China. Falou ainda sobre o momento político e os desafios de promover igualdade de gênero em território nacional.

O vídeo, publicado em 17 de outubro de 2017, é resultado da parceria entre UM BRASIL e o Fórum Desafio Brasil+China 2017, projeto brasileiro de desenvolvimento baseado no encontro de iniciativas, projetos e ideias de sucesso em países em desenvolvimento.

Mais Vistos