Fechar

Renato Janine Ribeiro

Renato Janine Ribeiro é formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), tem mestrado em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne, na França, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library, na Grã-Bretanha.

Atualmente, é professor titular da disciplina de Ética e Filosofia Política da USP. Já foi ministro da Educação, em 2015, e publicou 12 livros como autor único.

Recebeu o Prêmio Jabuti de melhor ensaio e presidiu o I Congreso de Estudiosos de Brasil en Europa, na Espanha. Entre suas publicações estão “A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil” e “A democracia e a República”.

Ribeiro foi presidente do Conselho de Ética da USP e da Comissão de Ética do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb). Ele também pertenceu à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Hoje, é membro do Conselho Consultivo de Inhotim e do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

UM BRASIL

Ribeiro conversou sobre ética, política e a importância da construção do pensamento crítico, em entrevista realizada em 24 de junho de 2016.

O debate é resultado da parceria com a Brazilian Student Association (BRASA) – grupo interdisciplinar de estudantes brasileiros residentes em várias partes do mundo. O UM BRASIL Talks reúne estudantes, jornalistas e especialistas para debater soluções para um país mais equilibrado e com crescimento sustentável.

Mais Vistos