Fechar

José Goldemberg

José Goldemberg é presidente do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

É professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual se formou em Física e obteve os títulos de doutorado e pós-doutorado na mesma área.

Entre 1990 e 1992, ocupou os cargos no governo federal de secretário de Ciência e Tecnologia, secretário do Meio Ambiente e ministro da Educação. De 2002 a 2006, foi secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Também foi presidente da Companhia Energética de São Paulo e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Possui o título de doutor honoris causa pelo Instituto de Tecnologia de Israel, a “Cátedra José Goldemberg de Física da Atmosfera” na Universidade de Tel Aviv e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Tem pesquisas nas áreas de física nuclear, energia, planejamento energético e meio ambiente.

UM BRASIL

José Goldemberg participou de debate sobre educação e desenvolvimento econômico ao lado do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, o presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP comenta sobre a necessidade de o governo investir na educação básica para melhorar a formação dos jovens. Também ressalta que uma economia mais aberta e incentivos à pesquisa podem fazer o País desenvolver novas tecnologias. O debate foi publicado no dia 18 de dezembro de 2018.

Goldemberg também participou de debate sobre empreendedorismo sustentável com vencedores do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, em 2017.

Mais Vistos