Fechar

Humberto Dantas

Humberto Dantas é coordenador de cursos de pós-graduação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe-USP), do Centro de Liderança Pública (CLP) e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP).

É professor permanente do programa de mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Atualmente, é diretor da ONG Movimento Voto Consciente e conselheiro da Fundação Konrad Adenauer do Brasil, do Colab e do Conselho de Economia, Sociologia e Política (Cesp) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Também é coordenador e professor de ações de educação política na Oficina Municipal e na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Foi comentarista político na Rede Vida e na Rádio Estadão. Mantém um blog no portal do jornal O Estado de S.Paulo e é um dos entrevistadores do canal UM BRASIL.

É autor do livro Democracia e saúde: uma realidade possível? e organizador das obras Introdução à política brasileira, Coligações partidárias na nova democracia brasileira, De olho no Legislativo, Parceria social público-privada e Análise política & jornalismo de dados.

É pós-doutorando em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e possui doutorado (2007) e mestrado (2002) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), instituição pela qual é graduado em Ciências Sociais.

UM BRASIL

Humberto Dantas foi entrevistado pelo UM BRASIL sobre educação política como instrumento de transformação. No vídeo, publicado em 19 de agosto de 2015, ele questionou se estamos preparados para viver a política de forma democrática.

Também participou de um debate sobre cidades inteligentes, ao lado do fundador do Colab, Gustavo Maia, e do doutor em Direito Econômico e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Luís Massonetto. No encontro, reforçou que a democracia precisa ser repactuada constantemente, inclusive para pensar a forma de uso de soluções tecnológicas nas cidades, tanto pelo setor público como pela iniciativa privada. Promovido em parceria com a revista Problemas Brasileiros e a Uninove, o debate foi ao ar no dia 18 de abril de 2019.

Participou ainda de um debate do UM BRASIL em junho de 2020 com a jornalista e mestre em Política Econômica Internacional Érica Fraga, e com o jornalista e doutor em Ciência Política Renato Galeno. Eles avaliaram as perspectivas para o Brasil pós-pandemia.

Mais Vistos
Fique por dentro de todo conteúdo
UM BRASIL
Assina a Newsletter um Brasil