Fechar

André Lara Resende

André Lara Resende é graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), diretor do Banco Central (BC), negociador-chefe da dívida externa brasileira, assessor especial da Presidência da República no primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) e um dos integrantes da equipe econômica responsável pela elaboração e implementação do Plano Real.

Publicou, em parceria com o economista Persio Arida, o paper “Larida”, estudo científico cujas ideias serviram de base para o advento do Plano Real.

É autor dos livros Consenso e contrassenso: por uma economia não dogmática; Juros, moeda e ortodoxia – teorias monetárias e controvérsias políticas; Devagar e simples; e Os limites do possível. Com os dois últimos títulos, ganhou o prêmio Jabuti.

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, André Lara Resende contesta preceitos dados como verdadeiros pela principal corrente da economia, como a de que a emissão monetária gera inflação e de que países só crescem com o orçamento equilibrado, além de criticar a falta de projetos para o desenvolvimento do País em detrimento da obsessão pelo equilíbrio fiscal. A entrevista foi ao ar no dia 7 de agosto de 2020.

Mais Vistos
Fique por dentro de todo conteúdo
UM BRASIL
Assina a Newsletter um Brasil