Documentários



""

Modernização do Judiciário - desafios e alternativas

O Brasil possui hoje cerca de 100 milhões de ações pendentes de julgamento e uma Justiça que ainda não conseguiu resolver os seus problemas de sobrecarga de processos. Para entender o tamanho do Judiciário brasileiro, conhecer as alternativas para diminuir a burocracia e discutir o que ainda pode ser feito quando o assunto é o sistema de Justiça, o UM BRASIL entrevistou renomados especialistas da área do Direito.

Participam do debate Ives Gandra Martins, José Renato Nalini, Nelson Jobim, Carlos Ayres Britto, Marco Aurélio Mello, Edson Fachin, Ives Gandra Martins Filho, Maria Cristina Peduzzi, Diego Werneck, Janaína Paschoal, José Eduardo Faria, Márlon Reis, Oscar Vilhena e Marivaldo Pereira, o UM BRASIL debate as disfuncionalidades geradas pelo excesso de processos, as mudanças no novo Código de Processo Civil e porque ainda estamos longe de termos uma Justiça célere e eficiente no País.

“”

Modernizar e democratizar - soluções para o Judiciário brasileiro

Quais são as principais mudanças necessárias para uma verdadeira reforma do Judiciário brasileiro? Se modernizar é democratizar a Justiça, o que ainda precisa ser feito para diminuir a burocracia, reduzir o tempo de duração dos processos e evitar a excessiva judicialização dos conflitos?

Neste especial sobre os desafios da Justiça, o UM BRASIL conversou com especialistas do Direito para entender o que já está sendo implementado e o que ainda pode ser feito em termos de modernização do Judiciário brasileiro.

 

O Futuro das PPPs

O grande desafio do País para os próximos anos será recuperar o ritmo da economia. Trata-se de um processo complexo, que exige estratégia e não simplesmente a adoção de medidas pontuais. É necessário, portanto, colocar em prática uma ampla agenda de mudanças e reformas que permitam a expansão dos investimentos e da produtividade, essenciais para um crescimento sustentável no longo prazo.

Especialistas ouvidos pela FecomercioSP expõem neste especial a necessidade de aprimoramento da Lei como forma urgente de fomentar o desenvolvimento do país.

Para conferir o especial na íntegra acesse www.fecomercio.com.br/ppp

“A iniciativa privada tem tecnologia, tem recurso e tem gente; o que ela precisa é de projetos. E existe forte demanda por infraestrutura no Brasil”

Cynthia Menezes

"É um erro fatal achar que alguém sentado em Brasília é capaz de saber melhor o que pode funcionar pra economia, pras pessoas e pra sociedade, do que a inteligência dispersa na cabeça das pessoas"

O Federalismo em debate

O intervencionismo, o tamanho do Estado brasileiro e seus impactos para o desenvolvimento do País são os temas deste debate que reúne professores de três grandes universidades americanas: Columbia, Harvard e American University; além de representantes do Banco Mundial e do Wilson Center em Washington, do cientista político Christian Lohbauer e do presidente do Instituto Mises Brasil, Hélio Beltrão Filho.

CÓDIGO EVENTO PESQUISAR