debates

“Nós ainda não criamos o hábito de discutir mediação, ou de procurarmos arbitragem para desafogarmos o judiciário. Hoje vivemos, efetivamente, um processo que, teoricamente, para cada dois brasileiros temos um processo”

Ives Gandra Martins

Ives Gandra Martins e José Renato Nalini: O tamanho da Justiça brasileira e sua eficiência

Neste debate, o presidente do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP, Ives Gandra Martins, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, analisam o excesso de judicialização no País. Os juristas apontam ainda soluções que podem tornar o Judiciário brasileiro mais ágil e eficiente.

“A conexão [do Estado] com a sociedade só vai existir no dia em que as lideranças souberem mobilizar as pessoas e engajá-las na busca das reais soluções para os reais problemas.”

Luiz Felipe d'Avila

Crise de liderança no Brasil: diagnóstico e soluções

Neste debate, nove especialistas discutem a crise de liderança no Brasil, que tem agravado a situação econômica e vem gerando tensões na esfera política. Para os entrevistados, a solução para a saída deste momento crítico depende de uma gradual mudança da cultura do brasileiro e de um governo que seja capaz de reestabelecer a confiança e reconectar a sociedade ao Estado.

Participam do debate:

Roberto Pompeu de Toledo, jornalista e escritor; Jorge Forbes, psicanalista e médico psiquiatra; Fernando Schüler, cientista político e curador do 'Fronteiras do Pensamento'; Jorge Caldeira, cientista social e escritor; Luiz Felipe d'Avila, cientista político; José Álvaro Moisés, cientista político, jornalista e escritor; Eugenio Mussak, médico e educador; Marcos Troyjo, economista, diplomata e cientista social; e Gustavo Franco, economista.

A funcionalidade do Estado, por Marcos Troyjo e Rodrigo Abreu

Neste programa, o economista, diplomata e cientista social Marcos Troyjo e o empresário Rodrigo Abreu analisam as amarras burocráticas e o tamanho do Estado brasileiro, a inércia da sociedade, os problemas de corrupção e formação de líderes no país.

“O Brasil é o resultado do conflito entre o potencial e a realidade ”

Marcos Troyjo e Rodrigo Abreu

“A iniciativa privada se apropria das brechas que o Estado apresenta como possibilidade de incrementar seus ganhos”

Rita Biason e Wagner Giovanini

Corrupção x iniciativa privada

Qual o papel da iniciativa privada quando o assunto é corrupção? Esse é o tema dessa discussão com Wagner Giovanini, especialista em compliance empresarial, e Rita de Cássia Biason, professora da Unesp e autora de diversos livros sobre o tema. A nova lei anticorrupção e práticas como lobby e cartel são os outros assuntos debatidos pelos dois.

-->