Debates



"Aprender com experiências rápidas é um jeito de errar menos"

O impacto das novas tecnologias no setor público

Os desafios de se inovar no setor público e como as tecnologias e o uso de dados no governo podem integrar melhor o cidadão e oferecer respostas mais rápidas às políticas públicas.

Neste debate mediado por Humberto Dantas, o UM BRASIL conversa com dois Lemann Fellows -- Guilherme Lichand, diretor-executivo da MGov BRASIL, e Guilherme de Almeida, diretor de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública -- sobre o grande impacto da inovação na vida das pessoas e como transformar questões desafiadoras em tecnologias mais simples para o cidadão.

“Eficiência é fazer melhor com aquilo que se tem”

Inovação na gestão pública

Como otimizar os custos e reduzir os riscos sociais trazendo ações desenvolvidas no setor privado para a administração pública.

Neste debate mediado por Sabine Righetti e realizado pelo UM BRASIL, Willian Bueno e Silva, analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Rafael Palma Ribeiro, coordenador de Social Impact Bonds da Sitawi Finanças do Bem e Rafaela Dias Romero, mestre em Engenharia de Transportes e em Gestão Pública, discutem as dificuldades de se implementar inovações no setor público, a importância da tecnologia da informação e como identificar soluções para a construção de um sistema mais eficiente.

Práticas inovadoras de educação em diferentes realidades brasileiras

A importância de se olhar para a realidade do aluno, o papel do professor na formação do jovem e as novas tecnologias que ajudam no aprendizado.

 Neste debate, produzido pelo UM BRASIL e Fundação Lemann, três professores da Rede Conectando Saberes discutem os novos desafios da escola pública brasileira.

 Premiados por suas práticas de ensino, os educadores contam como geraram soluções eficazes nas escolas em que atuam sem esperar por iniciativas governamentais.

 A conversa foi mediada por Leandro Beguoci, diretor editorial e de produtos da Associação Nova Escola

“A realidade é que os alunos de hoje são do século 21; os professores, do século 20 e a escola, do século 19. Precisamos encontrar um equilíbrio”

"Todo esse processo social de questionamento e ruptura não é linear e não é suave"

Oscar Vilhena e Luciana Yeung discutem a importância da democracia para revisão de ideias

Políticas públicas, democracia e a necessidade de modernização do Judiciário. Oscar Vilhena, diretor do curso de Direito da FGV-SP, e Luciana Yeung, coordenadora dos cursos de graduação do Insper, discutem a importância do debate sobre os meios que vamos utilizar para a construção de uma sociedade mais justa.