Debates



"É possível crescer sem reformar Previdência?"

Previdência em debate, com Denise Gentil e Samuel Pessôa

Em parceria com a Fundação Lemann, o UM BRASIL traz dois economistas de escolas de pensamento divergentes para discutir a reforma da Previdência: a professora de Macroeconomia e Economia do Setor Público da UFRJ, Denise Lobato Gentil, e o chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV), Samuel Pessôa. No debate mediado pela jornalista Mara Luquet, os especialistas defendem visões conflitantes sobre o regime de aposentadorias e o que é necessário para o País crescer.

Este debate faz parte da série Conversas que Transformam, realizada pela Fundação Lemann. Ao final, confira também a exposição de cada um dos especialista sobre a reforma da Previdência

“É possível empreender em qualquer lugar”

Empreendedorismo e inovação no interior paulista

O UM BRASIL vai à Lorena, no Vale do Paraíba, para conversar com dois especialistas em empreendedorismo e inovação: o empresário e professor da Fatec de São José dos Campos, Agliberto Chagas, e o coordenador do Centro de Empreendedorismo da Unisal, Leandro Costa. No debate mediado por Humberto Dantas, eles discutem oportunidades e desafios para desenvolver uma educação empreendedora e gerar negócios inovadores mesmo distante dos grandes centros urbanos, nas pequenas e médias cidades do interior brasileiro.

O debate faz parte da série “Diálogos Regionais – Interior Paulista”, iniciativa da plataforma UM BRASIL que discute as grandes questões nacionais sob um olhar regional e foco nas diferentes realidades. Esse primeiro debate contou com apoio do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, em Lorena (SP).

Raça e gênero na sociedade brasileira, por Moira e Ribeiro

O UM BRASIL recebe duas importantes vozes dos movimentos pelos direitos das minorias: Amara Moira, escritora e militante LGBT, e Djamila Ribeiro, filósofa e ativista do feminismo negro. Neste debate, elas discutem a relação entre discriminações de gênero, raça e classe, e defendem uma postura ativa de crítica e cobrança para combater as desigualdades.

“Nenhuma mudança vem sem conflito”

"Democracia não avança sem espaço público"

Canuto e Pedro Cristo debatem políticas públicas em realidades complexas

Otaviano Canuto, diretor executivo do Banco Mundial, e Pedro Henrique de Cristo, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Harvard e fundador do Movimento Brasil 21, debatem quais são os melhores caminhos para aprofundarmos a efetividade das políticas públicas no Brasil e superarmos o embate dualista entre Estado grande e Estado mínimo.

Na discussão, o que mudou na cultura e mentalidade do cidadão depois do Bolsa Família e como podemos continuar trabalhando para ir além desse programa assistencial. Canuto e Pedro Cristo discutem ainda de que maneira os grupos de interesse na política advogam pela manutenção da burocracia no País e como a influência do desenho urbano acaba sendo replicado nos padrões de comportamento que observamos nas redes sociais.

A entrevista faz parte da série “Diálogos que Conectam”, realizada pelo UM BRASIL em parceria com a Brazil Conference – evento realizado anualmente por alunos brasileiros da Harvard University e do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Neste ano, a missão da Conferência foi proporcionar o diálogo entre as mais diversas lideranças do País a fim de criar debates produtivos na busca de consensos sobre o futuro do nosso país.