Debates



"Protagonismo do judiciário é fenômeno mundial "

Judicialização em debate, por Vasconcelos e Bottini

Em parceria com a Fundação FHC, o UM BRASIL traz dois advogados especialistas em combate à corrupção e lavagem de dinheiro para debater o fenômeno do protagonismo do Judiciário: o professor da Escola de Direito da FGV-RJ e ex-secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, e o professor da Faculdade de Direito da USP e ex-secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Pierpaolo Bottini. Na conversa, eles ainda discutem o surgimento de heróis e vilões na esfera pública, os privilégios do Judiciário, as dificuldades de gestão das cortes e a formação dos profissionais do Direito no Brasil.   

“É hora de olhar para o Oriente”

Futuro do desenvolvimento vem do Oriente, por Cavaliere e Miranda

O UM BRASIL conversa com dois jovens brasileiros, cofundadores da BRASA Ásia e do Brazil+China Challange 2017: o estudante de Direito e Matemática Aplicada da FGV e da Renmin University of China, Eduardo Cavaliere; e o estudante de Política Internacional e Economia Política da Renmin University of China, Otávio Costa Miranda. No debate, eles discutem as relações comerciais entre o Brasil e a China, a entrada de investimentos chineses no País, a transformação dos BRICS na última década e a necessidade de atrair pesquisadores brasileiros para estudar o desenvolvimento das economias orientais, particularmente do gigante asiático.

A entrevista é uma produção UM BRASIL em parceria com o Fórum Desafio Brasil+China 2017, projeto brasileiro de desenvolvimento baseado no encontro de iniciativas, projetos e ideias de sucesso em países em desenvolvimento. O fórum foi realizado pela BRASA Asia – braço asiático da Brazilian Student Association, a maior associação de estudantes brasileiros fora do Brasil – no mês de setembro, em Pequim, na China.

Igualdade de oportunidades começa na escola

Em parceria com o Colégio Bandeirantes, o UM BRASIL reúne três jovens líderes e empreendedores sociais: a fundadora do Mapa Educação e do Movimento Acredito, Tábata Amaral de Pontes; o fundador e presidente do Instituto Brasil 21, Pedro Henrique de Cristo; e o economista e consultor de educação Daniel José de Oliveira. No debate mediado pela jornalista Maria Cristina Poli, eles falam de suas trajetórias, analisam o cenário político e discutem soluções para que o Brasil se torne um país de oportunidades iguais para todos, a começar pelas escolas.

“Meritocracia existe quando oportunidades são iguais”

"É possível crescer sem reformar Previdência?"

Previdência em debate, com Denise Gentil e Samuel Pessôa

Em parceria com a Fundação Lemann, o UM BRASIL traz dois economistas de escolas de pensamento divergentes para discutir a reforma da Previdência: a professora de Macroeconomia e Economia do Setor Público da UFRJ, Denise Lobato Gentil, e o chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV), Samuel Pessôa. No debate mediado pela jornalista Mara Luquet, os especialistas defendem visões conflitantes sobre o regime de aposentadorias e o que é necessário para o País crescer.

Este debate faz parte da série Conversas que Transformam, realizada pela Fundação Lemann. Ao final, confira também a exposição de cada um dos especialista sobre a reforma da Previdência