Debates



"Falta sintonia entre poder público e privado"

Papel do Estado no estímulo ao empreendedorismo

O UM BRASIL vai a São José dos Campos para debater o papel do Estado no estímulo ao empreendedorismo com três especialistas no assunto: o professor de MBA e pós-graduação da FGV IDE, Carlos Alberto Silva; o engenheiro de telecomunicações e sócio-proprietário da Anova Sistemas, Daniel Gil Monteiro de Faria; e o superintendente de Negócios e Operações da Agência de Desenvolvimento Paulista – a Desenvolve SP, Eduardo Saggiorato. Na conversa, mediada por Humberto Dantas, eles discutem as condições necessárias para o fomento da inovação, as dificuldades dos empreendedores no País, os impactos da Reforma Trabalhista e as oportunidades de negócios que emergem no interior paulista. O debate faz parte da série “Diálogos Regionais – Interior Paulista”, iniciativa da plataforma UM BRASIL que discute as grandes questões nacionais sob um olhar regional e foco nas diferentes realidades. Esse debate contou com apoio da Conexão FGV São José dos Campos.

“A sustentabilidade é viável”

Oportunidades do empreendedorismo sustentável

Por ocasião do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, o UM BRASIL reúne o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e professor emérito da USP, José Goldemberg, para debater o empreendedorismo sustentável com dois vencedores de edições anteriores do evento: o diretor técnico do Grupo Ambipar, Gabriel Estevam; e o CEO da Brasil Health Service (BHS), José Francisco Roxo. Na conversa, eles descrevem o desenvolvimento dos seus projetos ganhadores e discutem o potencial dos negócios ambientalmente responsáveis no País.

Judicialização em debate, por Vasconcelos e Bottini

Em parceria com a Fundação FHC, o UM BRASIL traz dois advogados especialistas em combate à corrupção e lavagem de dinheiro para debater o fenômeno do protagonismo do Judiciário: o professor da Escola de Direito da FGV-RJ e ex-secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, e o professor da Faculdade de Direito da USP e ex-secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Pierpaolo Bottini. Na conversa, eles ainda discutem o surgimento de heróis e vilões na esfera pública, os privilégios do Judiciário, as dificuldades de gestão das cortes e a formação dos profissionais do Direito no Brasil.   

“Protagonismo do judiciário é fenômeno mundial ”

"É hora de olhar para o Oriente"

Futuro do desenvolvimento vem do Oriente, por Cavaliere e Miranda

O UM BRASIL conversa com dois jovens brasileiros, cofundadores da BRASA Ásia e do Brazil+China Challange 2017: o estudante de Direito e Matemática Aplicada da FGV e da Renmin University of China, Eduardo Cavaliere; e o estudante de Política Internacional e Economia Política da Renmin University of China, Otávio Costa Miranda. No debate, eles discutem as relações comerciais entre o Brasil e a China, a entrada de investimentos chineses no País, a transformação dos BRICS na última década e a necessidade de atrair pesquisadores brasileiros para estudar o desenvolvimento das economias orientais, particularmente do gigante asiático.

A entrevista é uma produção UM BRASIL em parceria com o Fórum Desafio Brasil+China 2017, projeto brasileiro de desenvolvimento baseado no encontro de iniciativas, projetos e ideias de sucesso em países em desenvolvimento. O fórum foi realizado pela BRASA Asia – braço asiático da Brazilian Student Association, a maior associação de estudantes brasileiros fora do Brasil – no mês de setembro, em Pequim, na China.