Debates



"Meritocracia existe quando oportunidades são iguais"

Igualdade de oportunidades começa na escola

Em parceria com o Colégio Bandeirantes, o UM BRASIL reúne três jovens líderes e empreendedores sociais: a fundadora do Mapa Educação e do Movimento Acredito, Tábata Amaral de Pontes; o fundador e presidente do Instituto Brasil 21, Pedro Henrique de Cristo; e o economista e consultor de educação Daniel José de Oliveira. No debate mediado pela jornalista Maria Cristina Poli, eles falam de suas trajetórias, analisam o cenário político e discutem soluções para que o Brasil se torne um país de oportunidades iguais para todos, a começar pelas escolas.

“É possível crescer sem reformar Previdência?”

Previdência em debate, com Denise Gentil e Samuel Pessôa

Em parceria com a Fundação Lemann, o UM BRASIL traz dois economistas de escolas de pensamento divergentes para discutir a reforma da Previdência: a professora de Macroeconomia e Economia do Setor Público da UFRJ, Denise Lobato Gentil, e o chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV), Samuel Pessôa. No debate mediado pela jornalista Mara Luquet, os especialistas defendem visões conflitantes sobre o regime de aposentadorias e o que é necessário para o País crescer.

Este debate faz parte da série Conversas que Transformam, realizada pela Fundação Lemann. Ao final, confira também a exposição de cada um dos especialista sobre a reforma da Previdência

Empreendedorismo e inovação no interior paulista

O UM BRASIL vai à Lorena, no Vale do Paraíba, para conversar com dois especialistas em empreendedorismo e inovação: o empresário e professor da Fatec de São José dos Campos, Agliberto Chagas, e o coordenador do Centro de Empreendedorismo da Unisal, Leandro Costa. No debate mediado por Humberto Dantas, eles discutem oportunidades e desafios para desenvolver uma educação empreendedora e gerar negócios inovadores mesmo distante dos grandes centros urbanos, nas pequenas e médias cidades do interior brasileiro.

O debate faz parte da série “Diálogos Regionais – Interior Paulista”, iniciativa da plataforma UM BRASIL que discute as grandes questões nacionais sob um olhar regional e foco nas diferentes realidades. Esse primeiro debate contou com apoio do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, em Lorena (SP).

“É possível empreender em qualquer lugar”

"Nenhuma mudança vem sem conflito"

Raça e gênero na sociedade brasileira, por Moira e Ribeiro

O UM BRASIL recebe duas importantes vozes dos movimentos pelos direitos das minorias: Amara Moira, escritora e militante LGBT, e Djamila Ribeiro, filósofa e ativista do feminismo negro. Neste debate, elas discutem a relação entre discriminações de gênero, raça e classe, e defendem uma postura ativa de crítica e cobrança para combater as desigualdades.