Debates



"Quem faz as mudanças são os professores na sala de aula"

Boas práticas da educação em debate

Em parceria com a SOMOS Educação e o Prêmio Educador Nota 10, o UM BRASIL reúne três especialistas educadores para debater boas práticas do ensino nas salas de aula: o ex-ministro da Educação de Portugal, Nuno Crato; a diretora da Escola Municipal “Professora Coraly Júlia Gonçalves Carneiro”, Adriane Gallo Alcantara da Silva; e o professor de História da Escola Estadual “Alfredo Dohr”, Di Gianne de Oliveira Nunes. Na conversa mediada por Luciana Hubner – diretora pedagógica da SOMOS (Colégio Anglo21) e coordenadora do Prêmio Educador Nota 10 – eles compartilham experiências e destacam o papel dos professores no processo de melhoria do aprendizado. Finalistas do Prêmio, Adriane e Di Gianne contam ainda sobre seus projetos educacionais em escolas públicas e penitenciárias.

“Meio ambiente virou moeda de troca no Congresso”

Ativo ambiental brasileiro, por Teixeira e Rittl

Para discutir o desenvolvimento sustentável e a atual agenda ambiental do governo brasileiro, o UM BRASIL recebe dois especialistas: a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o secretário executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl. No debate mediado por Denis Russo, eles abordam a liderança internacional do Brasil na área climática, os recentes retrocessos na política ambiental, o papel da sociedade no avança da agenda sustentável e os riscos da mudança climática para a população. Esta entrevista é uma parceria entre o UM BRASIL e o Brazil Forum UK (http://brazilforum.co.uk/), uma conferência anual organizada por estudantes brasileiros de pós-graduação de universidades do Reino Unido, como a Universidade de Oxford, a LSE, o King’s College, entre outras.

 

Perspectivas da política externa brasileira, por Abdenur e Troyjo

Para debater a posição brasileira diante de uma ordem mundial em transformação, o UM BRASIL reúne dois especialistas em política externa: a fellow do Instituto Igarapé e pesquisadora de pós-doutorado na FGV-Rio, Adriana Erthal Abdenur; e o diretor do BRICLab da Universidade de Columbia, Marcos Troyjo. Na conversa, eles analisam a imagem brasileira na América do Sul e no mundo, o crescente protagonismo da China na política global, o futuro dos BRICS, e os riscos e oportunidades dos investimentos chineses no País. Esta entrevista é uma produção UM BRASIL em parceria com o Fórum Desafio Brasil+China 2017, projeto brasileiro de desenvolvimento baseado no encontro de iniciativas, projetos e ideias de sucesso em países em desenvolvimento. O Fórum foi co-realizado pela BRASA Ásia - braço asiático da Brazilian Student Association, a maior associação de estudantes brasileiros fora do Brasil em parceria com o Laboratório de Políticas Públicas da FGV - LabFGV, no mês de setembro, em Pequim, na China.

“Ordem mundial se volta para a Eurásia”

"Falta sintonia entre poder público e privado"

Papel do Estado no estímulo ao empreendedorismo

O UM BRASIL vai a São José dos Campos para debater o papel do Estado no estímulo ao empreendedorismo com três especialistas no assunto: o professor de MBA e pós-graduação da FGV IDE, Carlos Alberto Silva; o engenheiro de telecomunicações e sócio-proprietário da Anova Sistemas, Daniel Gil Monteiro de Faria; e o superintendente de Negócios e Operações da Agência de Desenvolvimento Paulista – a Desenvolve SP, Eduardo Saggiorato. Na conversa, mediada por Humberto Dantas, eles discutem as condições necessárias para o fomento da inovação, as dificuldades dos empreendedores no País, os impactos da Reforma Trabalhista e as oportunidades de negócios que emergem no interior paulista. O debate faz parte da série “Diálogos Regionais – Interior Paulista”, iniciativa da plataforma UM BRASIL que discute as grandes questões nacionais sob um olhar regional e foco nas diferentes realidades. Esse debate contou com apoio da Conexão FGV São José dos Campos.